Depende. Sempre será estratégico quando ajudar a empresa a ser competitiva em períodos turbulentos. Deveria ser em todos os momentos e não somente em períodos de baixo crescimento. Mas afinal, o que é ser estratégico?
Vamos resumir naquilo que realmente nos importa, já que estratégia é um termo bem amplo. Podemos dizer que estratégia é o planejamento das direções e posicionamento da empresa com o objetivo de alcançar os melhores desempenhos. É pensada para o todo e não para um setor específico.
Função de compras deve ser estratégica
Entender as vantagens competitivas da empresa é um bom começo para pensar estrategicamente.
Veja pela ótica da gerência e observe como os setores se relacionam. Converse com a área de vendas para saber mais dos clientes, ouça o setor produtivo e o impacto que teria se comprasse diferente. Esse exercício fará com que você desenvolva um pensamento profissional desejado por qualquer empresa.
Depois de refletir sobre o que sua empresa realmente entrega para o cliente, alguns pontos que muitas vezes parecem óbvios talvez não sejam, quando se começa a questioná-los. Será que esse fornecedor realmente é melhor que posso ter? Será que meu cliente está descontente? Existe algum atributo de meu fornecedor que eu ainda não avaliei? Essa postura profissional com foco na melhoria contínua significa reavaliar o passado para melhorar no futuro.
Por exemplo, a questão do preço. Antigamente somente este item era levado em conta, mas hoje, mesmo ele sendo um dos mais importantes não é considerado isoladamente, pois o que realmente importa é o conjunto de vários requisitos como informação, flexibilidade, capacidade técnica, etc.
Relacionamento com o fornecedor
O comprador tem como objetivo um fluxo ideal de suprimentos e serviços nos momentos certos e nas quantidades necessárias. O diálogo entre o comprador e fornecedor quando é feito baseado em interesses duradouros traz benefícios para ambos. Para isso quanto mais próxima essa relação, melhor será o entendimento e mais fácil será uma negociação.
Convide-o a conhecer mais de perto as necessidades da empresa e deixe claro que a avaliação constante será uma norma da qualidade. Nos casos de prestadores de serviços peça números de performance de desempenho nos quesitos mais importantes. Além disso, questione sobre o que acontecerá caso algo dê errado, pois são nas situações imprevistas que se conhece verdadeiramente seu fornecedor ou parceiro.
Futuro do comprador
Informação não é conhecimento. Conhecimento é o resultado das informações analisadas. É o aprendizado depois de ver e comparar dados, fatos e opiniões. Claro que no cotidiano corrido, todo cheio de tarefas urgentes, fica cada vez mais difícil encontrar tempo para isso. A quantidade de empresas competindo tende a aumentar em todos os setores e nesse cenário, profissionais preparados com conhecimentos mais sistêmicos saem na frente, pois aprenderam a questionar. O futuro (e também o presente) do setor de compras precisará muito de profissionais que desenvolvam a capacidade de ser relevante de uma forma mais completa. A grande vantagem é que esse profissional, por ser escasso, tende a valer mais no mercado. Já deu para notar que isso requer bastante proatividade – mas acredite, vale a pena.
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