O comércio eletrônico possibilitou o surgimento de inúmeras lojas virtuais na última década. Porém, junto com as facilidades tecnológicas também vieram as interrogações. Uma delas é como resolver a logística em parceria com as transportadoras que atendem e-commerce.
Entregas urgentes são desejadas pelos clientes, mas nem sempre possíveis. O que muitos usuários gostariam é que houvesse mais opções de frete para que a decisão pudesse se adaptar a cada situação de compra.
Os clientes online desejam ser ouvidos
O comércio online enfrenta mudanças e se adapta aos novos tempos. O frete grátis, por exemplo, vem diminuindo segundo o relatório de 2015 do site e-bit. Os consumidores já entenderam que essa tática não é sustentável para os lojistas e que no fundo não existe frete grátis, pois alguém tem que pagar a conta.
O relatório também aponta que os atrasos nas entregas diminuíram, mas em contrapartida, os prazos aumentaram.
A importância do rastreamento, as opções de frete e as entregas urgentes são alguns dados da pesquisa que dão dicas para os lojistas se prepararem para ganhar a confiança dos clientes.
O que esperar das transportadoras para e-commerce?
A estratégia de frete da loja virtual é que vai apontar as melhores opções e consequentemente, as transportadoras. A solução rápida e fácil são os Correios devido ao custo e abrangência do território atendido. Eles possuem uma capilaridade única no país, o que faz com que uma loja aumente sua praça de atendimento.
Por outro lado, existem transportadoras que atendem a nível nacional e gostariam de participar dessa fatia de oportunidades que é o e-commerce brasileiro. Portanto, uma boa negociação pode trazer alternativas interessantes para ambos os lados. Essa tática vem aumentando com o tempo devido às restrições que muitos empreendedores (ou logísticos) encontram nos serviços dos Correios.
A maior delas é o limite de 30 kg para o serviço Sedex e 15 kg para o eSedex, além das restrições de tamanho: 200x 105 cm.
Outro fato relevante em relação aos Correios são as constantes greves que afetam toda a operação logística, fazendo com que os lojistas tenham sempre um plano B com alguma transportadora.
Devido ao tamanho continental de nosso país, uma boa estratégia seria ter opções localizadas em conjunto com outras de maior abrangência. Algumas transportadoras são muito eficientes em determinadas áreas e serviços, outras conseguem oferecer prazos curtíssimos. Aqui na CCA Express, por exemplo, temos um mix de serviços que abrange tanto entregas urgentes como tabelas específicas para e-commerce. Dar aos clientes o poder da escolha aumenta a possibilidade de vendas e ajuda a diminuir o abandono constante dos carrinhos de compras.
Características desejadas nas transportadoras de e-commerce
1 – Qualidade do atendimento – o fator humano numa empresa determina uma cultura de excelência. Sabemos que a dificuldade em treinar pessoas aumenta consideravelmente quando falamos de uma empresa de milhares de funcionários. E o resultado de um trauma na hora da entrega é motivo suficiente para o consumidor não voltar a fazer negócio.
2 – Rastreamento – quando acabamos de comprar um produto online, entra em ação nosso relógio de ansiedade e isso é natural. O rastreamento eficiente da mercadoria ajuda a aplacar essa ansiedade porque conseguimos visualizar o caminho que está sendo feito pelo produto, mostrando que não haverá (ou que haverá) atrasos.
3 – Opções de serviços – nem sempre os prazos dos serviços estão dentro das expectativas dos clientes. Claro que agradar a todos nunca será possível, mas oferecer opções de prazos, menos ou mais urgentes, dá aos consumidores aquilo que mais gostam: liberdade de escolha.
4 – Medição da eficiência – esse talvez seja o ponto crucial que deveria ser levado em conta em todos os casos. As informações gerenciais ou os índices de eficiência que todas as transportadoras oferecem, ou deveriam oferecer, funcionam como um feedback para o marketing. Índices de satisfação dos clientes estão atrelados aos prazos de entregas, por isso a necessidade de cobrar das transportadoras metas e melhorias no processo. Aqui entram também os índices de extravio e produtos danificados no transporte.
Futuro da logística no e-commerce
Os dados históricos coletados das transações terão papel cada vez mais relevante nos próximos anos. Estratégias de análise preditiva para previsões de demanda, como o da Amazon, apontam um futuro para logística muito mais inteligente.
O controverso uso dos drones levará mais tempo para virar realidade, já que envolve regulamentações de uso.
Diante da velocidade das mudanças, cabe ao lojista se adaptar oferecendo opções, como a entregas urgentes no mesmo dia, e manter análises minuciosas dos resultados junto às transportadoras.
CCA Team
Boa tarde Srs, sou Glimault da emresa GVS, estou em busca de uma transportadora para atender
meu e-commerce, estou com dificuldades pois trabalho com perfis em alumínio é o tamanho é de 3 metros de comprimento porém a largura é pequena (aprox 10 cm de diamnetro).
Vocês conseguem me ajudar?
Bom dia, Glimault!
Por favor, contate-nos pelos seguintes meios: em Caxias do Sul/RS, fone (54) 3290 0000 ou roger@ccaexpress.com.br.
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Atte,
CCA Team
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Boa tarde, Marcio!
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