A Amazon é conhecida e admirada por muitas inovações na gestão da logística. Uma delas é um processo chamado de Anticipatory Shipping. Aliás, a gigante americana já patenteou o serviço, pois acredita que a inteligência dos dados vai nortear a logística do e-commerce em um futuro próximo. Através de análises do comportamento do usuário dentro de sua loja virtual, o sistema conclui que a entrega pode começar antes mesmo da finalização da compra. Uau! É possível?
O sistema Anticipatory Shipping da Amazon
Esse sistema não é infalível. Mas a Amazon tem razões suficientes para colocá-lo em prática. Isso quer dizer que ele é baseado em dados. Muitos dados. Na verdade, somente através de uma sofisticada inteligência logística que inclui o cruzamento das informações coletadas na plataforma virtual, que a entrega antecipada ou Anticipatory Shipping se torna possível.
Funciona assim: antes mesmo de concluir a compra o produto é enviado para determinados centros de distribuição próximo daqueles usuários que tiveram a intenção de compra. É um risco calculado, porém os dados estatísticos da Amazon provam que com uma super análise é possível deduzir em quais condições a compra será feita ou não. Por exemplo, quando um usuário considera um produto no e-commerce da empresa, provavelmente seu mouse ficará em cima da imagem do produto por algum tempo. Esse é apenas um dado enviado para o sistema. Somados a ele, existem outros como o histórico de buscas, listas de desejos, etc. Posteriormente uma análise preditiva conclui que existe uma grande probabilidade de compra.
Detectada essa oportunidade, a empresa simplesmente envia o produto para o centro de distribuição mais próximo do usuário. Quando ele realmente se decidir pela compra e adicionar o produto no carrinho para finalizar o processo, o produto já percorreu boa parte do trajeto da entrega.
Impressionante não! Pois bem, essa tecnologia não é para qualquer um, apesar de que a própria Amazon comercializa alguns produtos próprios relacionados ao uso do Big Data. Esses recursos são usados por lojas virtuais de alto desempenho e que já estão alguns passos no futuro.
O problema do transporte urgente
No fundo, esse exemplo inovador da Amazon ajuda a concretizar mais uma forma de transporte urgente. Pois quando o produto, através das análises de dados, é disponibilizado no centro de distribuição próximo ao cliente, a empresa consegue ofertar uma entrega super expressa. E isso é quase sempre o maior desejo de qualquer cliente.
Enquanto esse sistema não vira uma realidade comum para qualquer e-commerce, outras soluções de entregas rápidas já existem. Uma delas é oferecida por transportadoras que possuem uma evidente filosofia de dados. É usada no planejamento de rotas eficientes para o transporte. Essa solução pode incluir o modal mais rápido de todos, ou seja, o transporte aéreo de cargas. Se quiser saber mais como o transporte super expresso pode ajudar – e em quais situações ele é mais indicado – veja as opções em nossos serviços ou entre contato. Nossos especialistas estão aí para isso.
CCA Team