66% da malha pavimentada avaliada pela pesquisa CNT tem algum problema. O que isso tem a ver com seu negócio? Tudo!

Saíram os resultados da pesquisa de 2022 da Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre a malha rodoviária pavimentada no Brasil, e eles não são nada animadores. O levantamento aponta que 66% da malha pavimentada avaliada têm problemas, um índice pior do que o de 2021, que foi de 61,8%. A pesquisa CNT de Rodovias é realizada desde 1995 e se consolidou como uma importante ferramenta de avaliação das condições da malha rodoviária. Como a maior parte do transporte brasileiro é feita por rodovias, os problemas impactam na logística que, por sua vez, está diretamente relacionada aos resultados do seu negócio.

         Os números que vamos detalhar neste post reforçam o quanto é fundamental ter um parceiro logístico que conheça as opções para desviar desses problemas, quando for possível, e que tenha estrutura para resolvê-los com agilidade quando for impactado. Não precisamos explicar o tamanho do prejuízo de um caminhão parado por um dano causado por uma rodovia de má qualidade, não é mesmo? Quanto tempo seu fornecedor logístico leva para substitui-lo? Em quais bases ele tem veículos ou parceiros para acionar? Vai precisar mandar vir de outro extremo do Brasil? Você considera essas questões ao escolher com quem vai trabalhar?

         Os dados abaixo mostram o quanto essas reflexões são fundamentais. Confira:

Extensão pesquisada

110.333 km divididos entre toda a malha pavimentada das rodovias federais e os principais trechos estaduais

Estado geral

Ruim ou péssima: 66%

Ótima ou boa: 34%

Pavimento

Com problemas: 55,5%

Em condição satisfatória: 44,5%

Totalmente destruído: 0,6%

Sinalização

Regular, ruim ou péssima: 60,7%

Ótima ou boa: 39,3%

Sem faixa central: 8,3%

Sem faixas laterais: 14,3%

Geometria da via (traçado)

Com algum tipo de problema: 63,9%

Ótima ou boa: 36,1%

Com pistas simples: 85,6%

Registram falta de acostamento: 44,6%

Possuem falta de sinalização de curvas perigosas: 29%

Pontos críticos

2.610

Custo operacional

As condições do pavimento geram um aumento de custo operacional do transporte de 33,1%. Isso reflete na competitividade do Brasil e no preço dos produtos.

Investimentos necessários

Para recuperar as rodovias no Brasil, com ações emergenciais de restauração e de reconstrução, são necessários R$ 72,26 bilhões.

Meio ambiente

Em 2022, estima-se que haverá um consumo desnecessário de 1,1 bilhão de litros de diesel devido à má qualidade do pavimento da malha rodoviária no país. Esse desperdício custará R$ 4,89 bilhões aos transportadores.

         Reunimos aqui alguns dos principais dados do levantamento, os quais já dão uma boa visão do tamanho do problema. Ao justificar esse trabalho que se estende há tantos anos, a CNT informa que essa é uma das suas “principais contribuições para a formulação de uma agenda propositiva de infraestrutura e logística, fundamental para a construção de um Brasil mais próspero”.

         A pesquisa completa pode ser acessada no site https://pesquisarodovias.cnt.org.br.