A cidade de Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, celebra sua fundação ocorrida no dia 12 de dezembro de 1897.
Mas como tudo nessa vida, sua história teve várias fases. Conheça mais sobre elas continuando a leitura deste artigo.
Um arraial que virou uma grande cidade
Belo Horizonte é considerada uma das primeiras cidades planejadas do país. No início dos anos de 1890, houve a necessidade de mudar a capital do Estado de Minas Gerais, que era Ouro Preto.
Pois esta não oferecia possibilidade de expansão territorial por causa da sua geografia.
Então, o antigo arraial, chamado Curral del Rei, fundado pelo bandeirante João Leite da Silva Ortiz, no ano de 1701, foi constituído município e capital em 1893 e chamado de Cidade de Minas Gerais.
A região da cidade e arredores eram ocupados pelos índios macro-jê.
Os engenheiros Aarão dos Reis e Francisco de Paula Bicalho foram os responsáveis pela construção da nova cidade. Sua inauguração como capital aconteceu então em 12 de dezembro de 1897, pelo chamado presidente de Minas, na época, Crispim Jacques Bias Fortes.
Apenas no ano de 1901 a Cidade de Minas teve seu nome alterado para Belo Horizonte.
O desenvolvimento econômico de Belo Horizonte
Quando ainda era um arraial, suas atividades econômicas eram baseadas na produção de gado e de produtos da roça. Como grande parte das cidades brasileiras.
A partir dos anos 1970, empresas de grande porte chegaram a cidade e algumas migraram de outras cidades e estados. Assim, indústrias geraram empregos e renda para muitos habitantes.
Nos últimos tempos, Belo Horizonte se consolidou como um dos grandes centros financeiros do país.
Suas principais atividades econômicas que geram riqueza e valor para a cidade vem das indústrias têxteis, calçados, alimentação, informática, eletroeletrônicos, automotiva.
Sem esquecer de mencionar a grande força na área de serviços, entre financeiros, imobiliários e do comércio.
A população estimada pelo IBGE para 2019 em Belo Horizonte é de mais de 2.500.000 de habitantes. E o PIB per capita está em mais de R$ 35 mil.
CCA – encurtando distâncias!