Carga fracionada, unitização e carga completa: qual a diferença?

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Como o nome já diz, carga fracionada vem de fração que é uma parte de um todo. Em logística é muito comum essa nomenclatura, pois grande parte dos transportadores de carga a praticam. Mas por quê?

Carga fracionada

A carga fracionada nada mais é do que uma carga que, junto com outras, serão consolidadas e não poderão ser abertas durante o transporte.

Consolidar: tornar sólido, firme e estável.

A consolidação das cargas fracionadas tem um raciocínio lógico que é a ocupação de todo o espaço do modal de transporte. Um caminhão, carro, navio ou avião possuem determinada capacidade de ocupação do espaço destinado ao carregamento das cargas, portanto ao serem consolidadas em lotes de cargas maiores temos o melhor aproveitamento físico dos mesmos.

Durante as últimas décadas as empresas aprenderam que grandes estoques são caros para serem mantidos. Manter um estoque pequeno é importante porque favorece o conceito de fluxo contínuo –  objetivo perseguido pelas empresas que aplicam o Just In time. É a ideia de que só compro ou forneço o suficiente para a próxima etapa do processo. Numa linguagem mais comum seria como “o mínimo e sempre”, garantindo o fluxo.

Ora, com isso o trânsito de pequenas cargas aumentou e a solução logística para a situação foi reunir várias cargas de diferentes remetentes e consolidá-las.

Mas como nada é tão simples como parece, foram necessários alguns novos procedimentos. A consolidação de cargas fracionadas exige, por exemplo, que o controle na identificação dos lotes seja cuidadoso, pois a ideia é que o lote não seja aberto até a sua desconsolidação feita no destino. Para isso foram desenvolvidas etiquetas inteligentes, códigos de barras e principalmente treinamento recorrente aos operadores.

Como sempre, erros existem, seja humano ou não, mas o que se espera de uma empresa comprometida com melhoria contínua é um monitoramento constante dos processos.

Carga completa

O contrário da carga fracionada é a chamada carga completa. São cargas que ocuparão todo o espaço do modal de transporte, caracterizando exclusividade. Frequentemente é usada em transportes urgentes, como já falamos aqui, e o objetivo principal não é o melhor aproveitamento do espaço, mas a rapidez no processo de entrega. São cargas que não podem esperar por outras para serem consolidadas e o transporte é feito considerando apenas sua própria rota.

Unitização de cargas

A unitização ao contrário do que muitos acreditam, não é exatamente sinônima da consolidação. Unitizar significa transformar em unidades iguais. Trata-se de uma consolidação em lotes pré-determinados e padronizados. Geralmente a unitização é feita de três formas:

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Palete – estrado de madeira, aço alumínio ou plástico;

Contêiner – estrutura de aço que se assemelha a uma grande caixa;

Pré-lingagem – redes ou cintas especiais para movimentação através de içamento da carga.

Cargas especiais

O transporte fracionado de cargas perigosas possui leis rígidas e não podem ser consolidadas com outros tipos de cargas sem que haja uma inspeção técnica e avaliação dos riscos envolvidos.

Assim também é o caso do transporte de alimentos e produtos para saúde que também possuem regras que visam manter a integridade total das mercadorias.

Para resumir, podemos concluir que cargas fracionadas são cargas de clientes diferentes, consolidadas e posteriormente desconsolidadas no destino por operadores logísticos e transportadores. Seu objetivo é o maior aproveitamento de espaço do modal (ou modais). A operação será eficiente se o transportador souber equilibrar a consolidação das cargas com o tempo requerido pelo cliente.

CCA Team

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