Os profissionais de logística (ou logísticos) são requisitados também pelo conhecimento que possuem sobre as possibilidades quando o assunto é transporte de cargas. E como nem tudo é preto no branco, as variações na prestação do serviço de transporte, podem fazer a diferença entre uma solução boa ou ótima. Vejamos especificamente o caso do serviço de frete aéreo.
Definição de frete aéreo
Podemos resumir o serviço de frete aéreo como: transporte de cargas através de aviões. Correto? Sim, mas não é só isso. Além do resultado final envolver tempo e custo, obviamente, o que vale ressaltar são as diferentes definições de frete aéreo. Vamos exemplificar situações comuns que ouvimos aqui na CCA Express: “Qual a diferença entre enviar por vocês ou pela companhia aérea?” Respondemos: mais opções, esta é a resposta. Uma companhia aérea tem um leque de voos disponíveis de sua malha aérea para embarcar a mercadoria. Mas apenas voos de sua malha aérea, pois ela não define frete aéreo como “usar TODAS as possibilidades de entregas de cargas através dos voos disponíveis em solo nacional” e sim, como “apenas opções de voos em NOSSA malha aérea”. E assim se dá em todas as companhias aéreas que realizam o serviço de transporte aéreo de cargas. É uma definição de frete aéreo que para os profissionais de logística não é suficiente. Mas para os especialistas em frete aéreo nacional, como funciona?
Processos de transporte aéreo de cargas
Resumimos os principais processos de uma entrega através de nosso serviço aéreo convencional:
1º Passo – A necessidade
Aqui é o começo de tudo, porque quanto mais clara a necessidade, melhor será a solução encontrada. A equação é sobre tempo, então quando se define que, a carga precisa ser entregue em 24 horas, olhamos primeiramente para as opções que atendam este prazo. Muitas vezes, é necessário dar ao cliente opções com um prazo maior para que encaixe em seu orçamento disponível, mas ainda assim, atendendo a necessidade da empresa. Note que falamos em opções e quantos mais existirem, melhor. A solução não se restringe aos voos que determinada companhia aérea possuem, e sim, a soma de todas as malhas aéreas de todas as companhias possíveis.
2º Passo – Orçamento
Conforme falamos anteriormente, os orçamentos se baseiam na necessidade e poderá haver mais de uma opção. Nosso sistema encontra entre todos os voos das principais companhias aéreas (Gol, TAM, Azul e Avianca) aquela que terá a melhor relação tempo/custo. Importante ressaltar que para uma companhia aérea, a demanda mensal de uma empresa interfere no valor da tarifa, ou seja, grandes embarcadores com muita demanda, consegue tarifas mais atraentes. É o nosso caso. Os orçamentos são enviados imediatamente, ou seja, na hora em que é solicitado. Os canais podem ser telefone, (temos o 0800 603 0011), por e-mail atendimento@ccaexpress.com.br ou pelo chat on line em nosso site.
3º Passo – Coleta
O agendamento da coleta se dá por telefone ou e-mail. Nossa frota sempre está em trânsito recebendo os pedidos de coletas enviados pelo gestor de coletas. Ela também poderá ser feita por agentes parceiros credenciados e monitorados em todo o processo.
4º Passo – Avaliação da embalagem
Depois de coletada, a carga é trazida para a base para uma avaliação da embalagem. Existem regras para embarques em aeronaves e um check list que ajuda a identificar possíveis fragilidades. Alguns tipos de mercadoria necessitam de embalagem especial, enquanto outras, como as muito pequenas, são protegidas por envelopes plásticos devidamente identificados.
5º Passo – Etiqueta e Identificação única
Toda mercadoria, carga ou envelope, terá que ser necessariamente etiquetada com uma numeração única. A atenção da equipe é essencial para que cada volume seja separado por destino, garantindo assim, a rota pré-determinada junto ao cliente.
6º Passo – Emissão do Conhecimento (CT-e)
O CT-e ou Conhecimento de Transporte é um documento fiscal que acompanha todo o processo de transporte de uma carga. Ao emiti-lo em nossa base, a mercadoria estará pronta para ser encaminhada ao aeroporto de embarque.
7º Passo – Embarque
Os serviços de transporte aéreo de cargas na condição convencional são feitos dentro de prazos de coletas e de embarques diários. Mas independente disso, nossas equipes são acionadas a qualquer momento para embarques na condição CCA Super Expresso, ou seja, 24h atendendo situações de extrema urgência que não esperam os embarques programados. Nestes casos os processos são feitos num espaço de tempo muito curto: coleta, emissão de CT-e e embarque no próximo voo disponível.
8º Passo – Rastreamento
O rastreamento da carga poderá ser feito através de nosso site com os números de CT-e ou nota fiscal da mercadoria. Enviamos também informação detalhada por e-mail para os clientes cadastrados que também podem optar pelo Rastreamento Simultâneo: cadastramos o e-mail da pessoa de destino que passa a receber o rastreamento.
9º Passo – Desembarque
Ao desembarcar, toda carga passa pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda) para ser liberada. Nossa equipe faz a retirada e segue em rota de entrega até o destino final.
10º Passo – Entrega
A comunicação entre os entregadores e nossa base é constante até a missão ser totalmente cumprida. Ao entregar a mercadoria para o destinatário, nosso sistema registra o evento e tão logo informamos o remetente. Todo o processo é documentado para que as avaliações de desempenho sejam feitas posteriormente pelos gerentes.
11º Passo – Avaliação do desempenho
Fazemos dezenas de operações diárias de frete aéreo e todos os detalhes e informações abastecem um sistema gerencial. São o cérebro de nossos serviços e através dele chegamos a conclusões que melhoram todos os processos. Há casos em que alguns destinos nos pedem novas soluções e, ao avaliarmos o desempenho das entregas, conseguimos identificar pontos de melhoria. Avaliar é uma parte essencial de nossa filosofia de trabalho para que consigamos manter um alto índice de efetividade. Veja em nosso post Como avaliar o desempenho do frete aéreo.
Transporte aéreo de cargas de extrema urgência
O processo descrito acima se trata principalmente do serviço CCA Convencional. Situações de maior urgência têm soluções desenhadas de forma específica. São totalmente flexíveis e muito rápidas. Falaremos delas no próximo post.
Se tiver alguma dúvida, estamos sempre de prontidão.
CCA Team