Aprender é, sem dúvida nenhuma, um dos principais propulsores do crescimento profissional. E não estamos falando somente do aprendizado formal das escolas e cursos. Saber aprender na prática, sozinho ou com outros profissionais, é essencial para não cometer ou repetir erros. Porém, você sabia que, segundo o conceito de Potencial Mental de Maslow, temos um limite de aprendizado diário?
Exato. Não adianta empurrar enormes quantidades de informações cabeça adentro porque muita coisa será descartada e não será absorvida. Em compensação, um dia sem aprender nada, é um desperdício. O ritmo do “pouquinho e sempre” é o caminho mais rápido para evoluir. Confira no final desta leitura o link do Curso gratuito sobre Logística Empresarial.
A logística e o Supply Chain Management
Logística é a palavra mais comum quando falamos sobre fretes e transportes, mas recentemente, o conceito de Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) começou a ser usada. Isto porque a logística é apenas uma parte da gestão da cadeia. O profissional que gerencia a cadeia precisa ter conhecimento de planejamento, compras, estoques, custos, etc. E não apenas transportes. Deu para notar que, se o assunto é extenso quando estudamos os vários modais de transportes, imagine a gestão de toda a cadeia?
A filosofia JIT (Just in Time) virou de pernas para o ar a noção de estoques lá na década de 70 e ainda assim, encontramos grandes dificuldades em implantá-la porque a sincronização com os fornecedores de toda a cadeia é um enorme desafio. Existem sistemas de previsão de demanda para ajudar no controle, mas a urgência, e a necessidade não programada por um produto ou mercadoria é uma situação passível de acontecer. E o profissional de logística deve estar preparado para quando isto acontecer. Entregas urgentes através de frete aéreo, ou de um carro dedicado, resolvem muitos problemas quando se tem a confiança no prestador de serviço.
Transporte aéreo, rodoviário, hidroviário e ferroviário
Conhecer os modais de transportes em nosso país é importante para o profissional propor soluções para sua empresa. Veja os principais dados:
Aéreo: o Brasil possui atualmente 34 aeroportos internacionais e 2.464 aeroportos regionais. Desses regionais a maioria são aeródromos privados e apenas 658 são públicos. Mas quando se trata de operações logísticas, a solução do quebra cabeça é um pouco diferente. Veja mais aqui.
Rodoviário: é o modal de maior importância no país devido às políticas governamentais dos últimos 70 anos, numa época em que a economia mundial tinha necessidades diferentes e o ritmo das empresas era outro. Apesar de apresentar várias vantagens, um território tão extenso como o do Brasil, necessita desenvolver outros modais como o aéreo e o hidroviário.
Hidroviário: Segundo a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o país possui 235 instalações portuárias, entre públicas e privadas. A rede é de aproximadamente de 22.037 km. As hidrovias são usadas para transportar produtos como minérios, areia, madeira, carvão, ferro, grãos etc. Ainda é muito baixo o aproveitamento deste modal aqui no Brasil. Os investimentos são baixos ou quase nulos para um país que tem uma grande quantidade de rios.
Ferroviário: Nossa malha de ferrovias possui 28 mil 190 quilômetros e é usada principalmente para o transporte de grandes quantidades de mercadorias de menor valor agregado como as commodities: minérios, alimentos agrícolas, derivados de petróleo, etc. A concentração dessa malha nas regiões sul e sudeste é uma característica limitante e faz com que o custo Brasil ainda seja muito alto para os produtores.
Logística Empresarial: Curso Gratuito
A Logística realmente é um assunto empolgante e desafiador. Para quem quiser se aprofundar no assunto fica a dica: o site IPED cursos online disponibilizou um Curso de Logística Empresarial gratuitamente. Aproveite.
CCA Team