As previsões são otimistas. A Copa do Mundo e a Black Friday devem movimentar o mercado de consumo no país durante o mês de novembro, o que impacta na cadeia de suprimentos, na indústria e no comércio. E, é claro, tudo isso envolve logística em um país continental. Quem se planeja consegue aumentar a assertividade das decisões, então se você ainda não está olhando para a segunda quinzena de novembro, a hora é agora!
A Copa do Mundo começa no dia 21 de novembro e, segundo uma pesquisa feita pela Globo e disponibilizada na plataforma Gente, 56% dos brasileiros pretendem comprar algum produto relacionado ao evento. O levantamento ainda mostra que moda e artigos eletrônicos estão entre os preferidos nas intenções de compra. Tradicionalmente, a Copa do Mundo impulsiona os mercados de roupas e acessórios, artigos esportivos e televisão. Não deve ser diferente neste ano.
A pesquisa também perguntou aos entrevistados se pretendem comprar algo na Black Friday, além da satisfação com o comércio nesta data em 2021. Os resultados apontam que 80% dos consumidores ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com as promoções do ano passado. Sobre a intenção de compra em 2022 entre todos os públicos, 50% pretendem fazer ao menos uma compra (em 2021, eram 47%). Quando se recorta apenas para a classe A, o número cresce para 65%.
Dados da Nielsen eBit informam que, no ano passado, a Black Friday movimentou R$ 4,2 bilhões em vendas no e-commerce, com ticket médio de R$ 753,00. Do total, R$ 3,2 bilhões foram arrecadados no dia da ação, o que demonstra que, mesmo que as promoções comecem antes, é preciso estar preparado para o boom que deve se repetir no dia 26 de novembro deste ano.
Com relação à logística, a pesquisa Globo ainda mostra um dado muito interessante: entre os motivos para uma compra não planejada na Black Friday, o mais citado, com 38%, foi frete grátis. Para garantir essa vantagem ao consumidor, é preciso que a logística esteja redonda dentro da estratégia do seu negócio. E, para assegurar isso, é indispensável um parceiro que ofereça o melhor custo-benefício e agilidade, pois a entrega rápida aparece como terceiro motivo, com 23% das respostas.
A CCA Express está preparada para rodar o Brasil inteiro em novembro, contribuindo para o crescimento dos negócios e o desenvolvimento da economia brasileira. Venha conosco!
Fonte: Behup – Pesquisa Consumo 2º semestre 2022 – IM Globo – Mai/22 | Amostra: 2.000 pessoas