Sabemos que o frete aéreo é o modal mais rápido que existe, porém, nenhuma empresa, nem mesmo aquelas que exercitam as boas práticas de abastecimento, estão imunes aos imprevistos.
Situações de urgência e inesperadas podem acontecer a qualquer hora e comprometer o andamento da cadeia logística ou parar uma linha de produção inteira. E esta, se parar, incorre em diversos problemas e prejuízos.
Como sanar isso e poder contar com uma solução em transporte urgente, 24 h, em situações que fogem do normal?
Como funciona o serviço de passageiro a bordo?
Se nosso querido e imenso país oferecesse uma infraestrutura um pouco mais de acordo com o seu tamanho e potencial, certamente teríamos mais opções para a movimentação de cargas entre as empresas. O fato é que a maior parte das operações de cargas aéreas, ou frete aéreo, são realizadas com o uso de aviões comerciais – “de carreira” – que transportam principalmente passageiros comuns. Isso faz com que as companhias aéreas priorizem esse tipo de serviço, em detrimento do serviço de frete.
É devido a esta lacuna no transporte de cargas que se faz necessária a presença de especialistas em fretes urgentes que desenvolvam soluções mais arrojadas e complexas.
O serviço de Passageiro a Bordo foi criado para atender essas demandas de extrema urgência.
Na prática, ele ocorre em questão de horas, onde um operador treinado embarca pessoalmente com a carga e entrega em mãos ao destinatário. É como se a carga fluísse naturalmente do remetente até o destino final de forma segura e extremamente rápida.
Tirando os obstáculos habituais
A grande vantagem da operação especial Passageiro a Bordo é que ela possibilita a eliminação de obstáculos – que são normais – durante o transporte. Veja alguns:
Corte de carga – como já dissemos, a lei obriga que os voos priorizem os passageiros, portanto se houver um excesso de cargas nos aviões, haverá um corte de carga. Esse processo nada mais é do que limitar o espaço físico da aeronave para as bagagens dos passageiros. Com o serviço de frete Passageiro a Bordo, isso não ocorre, garantindo o embarque.
Liberação de carga – todo processo de transporte aéreo, ou não, se submete às fiscalizações (SEFAZ) e outros embaraços burocráticos. Esses processos são diminuídos, e outros até eliminados, no serviço Passageiro a Bordo.
Flexibilidade – outra característica do serviço é que ele é bem flexível. Se feito por um especialista em frete aéreo, ele saberá analisar a malha aérea disponível e projetar a melhor rota. Por exemplo: pode ser que uma escala em determinado aeroporto, e posteriormente uma troca de voo, seja a rota mais rápida. Isso faria com que o tempo de transporte (transit time), mesmo com escala, seja a solução mais rápida. Ou mais econômica. Vai depender da experiência da empresa contratada.
Comunicação instantânea
Outra vantagem em relação aos outros serviços, é que com um operador logístico a bordo, a comunicação durante toda a operação é instantânea. E isso não é pouca coisa, pois se temos a informação em tempo real, é possível preparar a chegada da carga com precisão. Máquinas ou profissionais são preparados com antecedência, pois terão a certeza da hora da entrega.
Situações mais apropriadas da operação especial
É claro que situações de extrema urgência são ocasionais. Separamos, de acordo com nossos 20 anos de experiência, algumas delas:
- Prevenir ou suprir paradas em linhas de produção;
- Repor um estoque com urgência;
- Realizar manutenção corretiva de uma máquina;
- Abastecer ou reabastecer altas demandas do comércio;
- Possibilitar lançamentos urgentes ou perecíveis num PDV (ponto de venda);
- No marketing promocional de um evento, quando os prejuízos intangíveis podem ser altos. Entenda o porquê neste artigo.
Todos esses fatores citados acima devem ser considerados numa relação custo x benefício na escolha de entregas urgentes ou com passageiro a bordo. É questão de manter a segurança sem perder a confiança dos clientes ou acarretar em prejuízo permanente para a empresa.
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CCA Team