Se você está em busca de informações sobre este tipo de transporte ou precisa de uma empresa especializada neste serviço, então acompanhe este conteúdo até o final.
Realizar o transporte de cargas não é tão simples, existem processos que não podem ser ignorados para garantir uma entrega bem-sucedida e segura. Entre as complexidades e burocracias no deslocamento de uma mercadoria até o seu destino, são necessárias algumas boas práticas e cuidados com a integridade do produto, além de profissionais experientes para providenciar atividades de preparação, manuseio, rastreamento, roteirização, gestão de frota, gerenciamento de risco, entre outros processos essenciais que asseguram a pontualidade e a integridade dos produtos.
Um dos segmentos mais complexos é o transporte de produtos relacionados à saúde, que exigem certificações emitidas pela ANVISA, veículos adaptados e cuidados específicos de manuseio e armazenamento. Portanto, realizar o transporte e a logística de produtos farmacêuticos e correlatos exige cuidados especiais, confiança e segurança por parte da prestadora de serviço. Entre as exigências estão a autorização especial da ANVISA, veículos com higienização e dedetização regular, além de gerenciamento de riscos durante a operação. Podemos citar como exemplo de correlatos:
- equipamentos de diagnóstico;
- equipamentos de terapia;
- equipamentos de apoio médico-hospitalar;
- produtos para diagnóstico de uso in vitro;
- materiais e artigos descartáveis.
O Decreto
Conforme a definição do inciso do Decreto nº 79.094, os produtos correlatos de saúde são equipamentos de diagnóstico, de terapia e de apoio médico-hospitalar. Podem ser ainda materiais e artigos descartáveis, implantáveis e de apoio médico-hospitalar. Além disso, os produtos correlatos de saúde abrangem também itens para diagnósticos de uso ‘in vitro’, que são os reagentes, padrões, calibradores, controles, materiais, artigos e instrumentos, que contribuam para realizar determinação de amostra biológica e não estejam destinados a cumprir função anatômica, física ou terapêutica.
Quais são as boas práticas no transporte?
Para o transporte de correlatos, confira as necessidades principais:
- Sinalização dos materiais transportados;
- Certificado emitido pela ANVISA;
- Temperatura controlada nos veículos;
- Higienização constante da frota;
- Permanência de um profissional farmacêutico nas atividades;
- Profissionais especializados no manuseio.
O transporte
Dependendo de como são armazenados, conduzidos e manipulados estes itens, é possível que a qualidade dos mesmos seja comprometida, o que pode acarretar prejuízos não somente para os resultados das empresas envolvidas, mas também para o bem-estar do paciente.
Por isso, é muito importante contar com uma empresa especialista e com mais de 22 anos de mercado! Entre em contato conosco.
Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer realizar uma cotação, entre em contato com nossa equipe pelo https://www.ccaexpress.com.br/. Somos licenciados pela ANVISA para atuar como Transportadora de Correlatos.